quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

a propósito de saúde

Comemora-se hoje um Dia Mundial . Contra o Cancro . É uma boa ocasião para dizer umas coisas sobre Saúde. Tema que me é particularmente querido, talvez desde que me apercebi que tenho problemas crónicos, eventualmente fatais.
Lembro-me, desde a idade pré-adulta, do meu interesse sobre a saúde mental, primeiro dos problemas de ansiedade (medos, recalcamentos, a psicanálise...), depois das substâncias psico-activas, das dependências, dos tratamentos. Também me dediquei a aprender o pouco que se conhece sobre neurotransmissores e as ligações que efectuam - ou deixam de efectuar, nas células do SNC .. até aos que determinam o desempenho dos orgãos a que se destinam ..
O que me faz correr actualmente ? São difíceis todos estes conceitos : variam conforme a época, a escola, até a moda .. como ajudar o parceiro a melhorar o seu nível de qualidade de vida ? Por vezes é a fé pura que elimina o problema, outras vezes o problema resolve-se sem que se conheça como .. .. E o conhecimento da solução às vezes complica tudo ..
Em saúde mental e emocional, há regras simples e básicas, extraordinariamente potentes, que ajudam mais que químicos ou terapeutas: - Mantém a coisa simples ; Não compliques ; Uma coisa de cada vez .. são pérolas destas, maravilhosas, que nos fazem pensar que afinal Deus existe e anda mesmo connosco ao colo.

Sem comentários: